qualimouracursos.com.br

Confira 7 dicas para estudar melhor usando menos tempo

Estudar melhor é possível, sim! E para isso você não precisa abrir mão das suas horas de lazer. Mas para gerenciar o seu tempo, você necessita de organização e uma boa motivação. Se o seu desejo é o desenvolvimento pessoal e todos os benefícios que um diploma pode trazer, preste atenção neste post e coloque as dicas em prática.

Primeiramente esqueça a ideia de que é preciso estudar o dia inteiro para se sair bem no curso. A Lei de Parkinson é uma demonstração disso. Ela foi criada pelo historiador Cyril Northcote Parkinson.

Ele dizia: “O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Ou seja, se você tem 3 horas para limpar a casa, você gastará 3 horas. Mas se você tem 30 minutos para fazer a mesma tarefa, você conseguirá finalizá-la dentro do prazo.

Mas chega de conversa. Vamos às 7 dicas para estudar melhor:

1.Foco na aula

Essa é a dica de ouro para quem tem pouco tempo para estudar. Na hora da aula, não esteja apenas de “corpo presente” na sala. Interaja com o professor, faça as atividades pedidas, monte mapas mentais e resumos. Procure estudar previamente o tema da aula.

2.Hora e local

Se precisar acordar mais cedo, acorde! O importante é reservar um tempinho para estudar melhor em casa. De preferência, estude sempre no mesmo local e horário. Assim você cria uma rotina. É importante silenciar o celular para resistir à tentação de abrir as notificações das redes sociais.

3.Faça resumos

Cada um tem o seu jeito de estudar melhor. Uns aprendem mais lendo. Outros preferem vídeos e PDFs de apoio. Descubra em qual perfil você se encaixa. Faça resumos dos principais temas estudados. Uma dica é escrever fórmulas e abreviações em etiquetas que podem ser coladas na cabeceira da cama, na parede do quarto e até ao lado da pia do banheiro!

4.Descanse

Evite a sensação de estar sobrecarregado. Mas como? Organizando seu tempo, não assumindo mais tarefas do que aquelas que você pode atender, delegando afazeres para o marido, a esposa ou os filhos. Durma de seis a oito horas por dia.

5.Pratique a teoria

Você sabia que o conhecimento não colocado em prática vira “obesidade cerebral”? Assim você conquista vários certificados, mas não resultados. Portanto coloque em prática os conhecimentos adquiridos. Uma boa maneira de fixar os estudos é ensinando a um amigo, por exemplo, o que aprendeu nas aulas.

6.Use apps inteligentes

Antigamente você comprava uma agenda na livraria e escrevia todos os seus compromissos. Hoje há uma série de aplicativos que podem ser baixados para gerenciar o seu tempo para estudar melhor. Confira alguns deles: Gabaritar, Aprovado e Pomodoro Timer. Experimente usar um deles e verifique os resultados.

7.Tenha um propósito

Para estudar melhor é fundamental você manter o pique. Afinal, você corre o risco de sofrer o “efeito platô”. Esse conceito é muito difundido no mundo fitness. Nele, o organismo se adapta à dieta, e o indivíduo para de perder peso. Por isso, mantenha-se firme no seu propósito de crescer profissionalmente.

Em resumo, dedicar-se aos estudos exige tempo, mas o que você precisa saber é que é possível otimizar este tempo aproveitando da melhor forma possível os seus minutos ou horas de estudo.

É por isso que a Escola de Cursos Industriais e Profissionalizantes QualiMoura, em Sorocaba, possibilita uma formação completa e rápida. Conheça mais sobre nós clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *